FAQ - page

Need help ?

All services

Our services

Fact about us:

In 2018 we are Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim

Start project:

o que fazemos - AÇÃO SOCIAL

Prestamos todo o nosso apoio através de gabinetes de Atendimento Social, Rendimento Social de Inserção (RSI) e com um  Apartamento Partilhado que tem como objetivo acolher, apoiar e reinserir mulheres em situação de vulnerabilidade social.

GABINETE DE ATENDIMENTO SOCIAL

O gabinete de Atendimento Social presta auxílio à comunidade, das freguesias de Carcavelos-Parede e S. Domingos de Rana. Muitas são as pessoas que procuram esta resposta por motivo de desemprego, doença ou ausência de suporte familiar. Assim, a nossa missão é levar as pessoas a acreditarem num futuro melhor, trabalhando na formação, autonomização e aquisição de competências sociais.

O programa de Apadrinhamento permite a qualquer cidadão, seja residente em Portugal ou no estrangeiro, apadrinhar uma criança proveniente de uma família com carências financeiras. Quem apadrinha contribui, no mínimo, com o valor mensal de 28€ que suportará a compra de material escolar, alimentação, cuidados de saúde ou outras necessidades da criança, devidamente supervisionadas pela equipa que gere o programa.




RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO

Dispomos de dois Gabinetes de Atendimento Social em S. Domingos de Rana, através de um protocolo com a Câmara Municipal de Cascais, com equipas que acompanham famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI). As nossas equipas, em conjunto com os próprios beneficiários, definem estratégias de mudança para que possa haver uma transformação na vida destas pessoas. As famílias são acompanhadas através de visitas domiciliárias, treino de procura de emprego, formação, procura de habitação, organização da vida quotidiana, entre outros.






PROGRAMA OPERACIONAL DE  APOIO ÀS PESSOAS MAIS CARENCIADAS

O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), consiste na distribuição de géneros alimentares e/ ou bens de primeira necessidade a famílias/ indivíduos económica e socialmente desfavorecidos. A ABLA aderiu ao POAPMC em 2018, sendo uma das entidades mediadoras do Programa no concelho de Cascais, abrangendo 220 beneficiários. O objetivo deste programa é minimizar as situações de vulnerabilidade social dos indivíduos/ famílias acompanhadas, sendo financiado pelo Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas da União Europeia.

APARTAMENTO PARTILHADO

A ABLA dispõe de um apartamento partilhado para mulheres em situação de sem-abrigo, sem rede de suporte familiar, com ou sem filhos, num contexto habitacional condigno, assegurando o bem-estar físico e mental das beneficiárias e das crianças. Esta resposta tem um caracter transitório e temporário, onde se inclui o apoio social e psicológico. É dada orientação para a procura de emprego e formação profissional em estreita ligação aos recursos existentes na comunidade. No acompanhamento técnico, é realizado plano de inserção individualizado com vista à concretização de objetivos individuais determinantes para autonomização financeira a breve prazo e consequente saída do apartamento.




O NOSSO IMPACTO

Procuramos olhar para cada indivíduo de forma única e singular, onde cada número representa uma vida, uma história. Trabalhamos para melhorar e marcar a vida daqueles que chegam até nós.

27

Mulheres e crianças acompanhadas
no Apartamento Partilhado

392

Famílias acompanhadas
pelo Gabinete RSI

542

Pessoas que recebem apoio alimentar
através do POAPMC e do Banco Alimentar

55

Crianças apadrinhadas
em Portugal