quem somos

A ABLA é uma Organização Não–Governamental para o Desenvolvimento e uma Instituição Particular de Solidariedade Social

A iniciativa de constituir esta associação partiu de um grupo de alemães que, sensibilizados com o drama dos refugiados das ex-colónias portuguesas no Vale do Jamor, decidiu fundar uma organização humanitária que prestasse apoio a estas famílias. Desde então a ABLA tem como objetivo apoiar pessoas vulneráveis, desenvolvendo ações humanitárias junto das populações menos favorecidas, que de início eram maioritariamente minorias étnicas, sobretudo refugiados oriundos das antigas colónias portuguesas, mas que ao longo dos anos, com o agravar da situação económica do país, se alastrou às camadas imigrantes e a famílias portuguesas com baixos recursos económicos.

A ABLA sustenta as suas ações, através de iniciativas próprias, donativos de particulares e empresas e de protocolos estabelecidos com várias entidades estatais, abrangendo todas as faixas etárias.

Missão

Temos como missão servir a comunidade envolvente na área educacional, social e cívica e prestar ajuda humanitária, com empenho, excelência e amor ao próximo, de forma sustentável e que fortaleça o tecido social e a inclusão na sociedade.

Visão

Queremos ser reconhecidos pela excelência dos nossos serviços e pela valorização do trabalho em rede, contribuindo para uma sociedade mais justa, onde todos possam desenvolver plenamente, as suas potencialidades físicas, emocionais, cognitivas e espirituais.

“Ajudar os mais carenciados e marcar a diferença na comunidade envolvente, era e é o nosso objetivo principal. As crianças, as famílias e os idosos são o foco da nossa atenção. Fazer parte de uma sociedade que se preocupa com os mais desfavorecidos, é trabalhar para a sua prosperidade e a garantia do sucesso.”

 

 

Telma Fernandes Teixeira

Diretora da Associação

A ABLA tem vindo ao longo dos anos a desenvolver diversas iniciativas na área social e educacional, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais. A Câmara Municipal de Cascais tem muito gosto em contar com o dinamismo, competência e dedicação da Associação de Beneficência Luso-Alemã, fatores críticos para o sucesso que tem sido esta parceria, em prol dos nossos munícipes.

 

Frederico Pinho de Almeida

Vereador da Câmara Municipal de Cascais

“A ABLA consegue surpreender-nos diariamente com as várias atividades propostas, com as iniciativas em que participam, mas sobretudo com a paixão com que trabalham e o carinho que TODOS transmitem às crianças e pais.”

 

 

 

Cristina Campos Oliveira

Encarregada de Educação

Valores que defendemos

“Fazer parte de uma sociedade que se preocupa com os mais desfavorecidos, é trabalhar para a sua prosperidade e a garantia do sucesso. Quando colocamos a nossa vida ao serviço dos mais desfavorecidos e nos identificamos com Gandhi ou a Madre Teresa de Calcutá, verificamos que há muito mais a fazer...” - Telma Teixeira (Diretora da ABLA).

  • Respeito pela autonomia e individualidade.
  • Profissionalismo, ética e respeito pela confidencialidade.
  • Compromisso com a excelência.
  • Eficácia, eficiência e paixão no desempenho.
  • Disponibilidade e sensibilidade nos relacionamentos.
  • Criatividade, motivação e empenho no desenvolvimento sustentável da organização.
  • Como cristãos, apresentar o amor de Deus ao próximo.

História da Instituição

1983.

Uma equipa de beneméritos alemães inicia o trabalho de ajuda junto das famílias carenciadas no Vale do Jamor (Lisboa).

1984.

A ABLA é reconhecida como IPSS em Portugal, com a publicação dos seus estatutos em Diário da República.

1989.

Abertura do Centro Social Infantil da ABLA com 50 crianças oriundas de famílias carenciadas.

1996.

A ABLA recebe o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).

2005.

Atribuição da Medalha Municipal de Mérito de Solidariedade por parte da Câmara Municipal de Cascais.

2009.

Celebração dos 25 anos da Instituição com a presença da 1ª dama, Dra. Maria Cavaco Silva.

2010.

Abertura do Gabinete de Apoio a Famílias Beneficiárias do RSI em S. Domingos de Rana.

2012.

Abertura da Loja Social em Mem Martins, onde é realizada a venda de artigos a preços muito baixos.

2014.

Celebração dos 30 anos da Instituição com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras.

2014.

No dia 28 de Novembro de 2014, a ABLA tornou-se oficialmente uma Eco-Escola, tendo sido hasteada no nosso jardim a bandeira oficial.

2016.

Inauguração do novo espaço Centro Convívio ComVida em Trajouce com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras e Dr. Frederico Pinho de Almeida, vereador na Câmara Municipal de Cascais