O que fazemos

Serviço de Apoio Domiciliário

A ABLA iniciou em Setembro de 2005, o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), sendo este um serviço de apoio em casa dos utentes/clientes, de modo a dar resposta às necessidades dos mesmos e suas famílias.

Destina-se a pessoas que por motivos de doença, deficiência ou outros impedimentos necessitem temporariamente ou permanentemente de cuidados individualizados e personalizados que satisfaçam as suas necessidades.

Este serviço tem como objetivo retardar ou evitar a institucionalização do indivíduo, assim como contribuir para o seu bem-estar, conforto e qualidade de vida no seio do seu lar e da sua família, sempre respeitando os seus usos e costumes, assim como a sua individualidade e privacidade.

Entre os vários serviços, asseguramos:

  • Cuidados de higiene e conforto pessoal
  • Arrumação e pequenas limpezas no domicílio
  • Aquisição de géneros alimentares e outros artigos
  • Confeção e transporte de refeições
  • Tratamento de roupas (lavandaria/engomadoria)
  • Colaboração na prestação de cuidados de saúde sob supervisão de pessoal qualificado
  • Contacto com o exterior
  • Disponibilização de informação facilitadora do acesso a serviços da comunidade
  • Acompanhamento, recriação e convívio
  • Consultas ao domicílio de fisioterapia e psicologia
  • A nossa equipa é composta por profissionais qualificados em diferentes áreas, tais como assistentes sociais, fisioterapeutas e ajudantes de ação direta, que atualmente prestam assistência a mais de 30 utentes/clientes.

    PARA SABER MAIS:

    Telf: 214 549 000

    E-mail: sad@abla.org

    CENTRO “ComVida”

    O Centro ComVida – Centro de Convívio Sénior foi inaugurado no dia 2 de maio de 2016. Os objetivos deste Centro Sénior localizado em Trajouce (S. Domingos de Rana) são principalmente: prevenir a solidão e o isolamento, incentivar a participação e a inclusão dos idosos na vida social local, fomentar as relações interpessoais e entre as gerações e contribuir para retardar ou evitar ao máximo o internamento em instituições.

    Neste momento, o Centro de Convívio conta com cerca de 30 idosos. De 2ª a 6ª feira, entre as 14h e as 18h, decorrem atividades diversas como: aulas de informática, medição da tensão e aconselhamento em termos de saúde, classes de movimento com uma fisioterapeuta, atividades de estimulação cognitiva, atividades lúdicas e recreativas, hidroginástica, tardes de cinema, entre outras.

    PARA SABER MAIS:

    Telf: 214453191 / 214549000

    E-mail: comvida@abla.org

Área Sénior

Coordenadora

Dra. Maria João Correia

Formada em Política Social, começou a trabalhar na ABLA em 2009. Hoje em dia coordena o Serviço de Apoio Domiciliário e procura satisfazer as necessidades de cada cliente, tratando-o de forma individual.

Galeria de Fotos