O que fazemos

Apadrinhamento

O programa de Apadrinhamento dá a possibilidade de qualquer indivíduo, quer residente em Portugal quer no estrangeiro, apadrinhar uma criança proveniente de uma família com carências financeiras. Quem apadrinha uma criança contribui, no mínimo, com o valor de 26€ mensais que serão integralmente dados à família para a compra de material escolar, alimentação, cuidados de saúde ou outras necessidades da criança.

Ao longo dos anos, muitos têm sido os padrinhos dedicados que vão muito além das exigências mínimas, procurando estabelecer uma amizade duradora com os seus afilhados e influenciando as suas vidas de forma positiva.

CONTACTOS PARA SABER MAIS

Telf: 214 549 000

E-mail: apadrinhamento@abla.org

Gabinete de Rendimento Social de Inserção

Temos em funcionamento o Gabinete de Atendimento Social, através de um protocolo celebrado com o Instituto da Segurança Social no âmbito do Rendimento Social de Inserção. Este rendimento consiste numa prestação pecuniária para o agregado familiar, que contribui para a satisfação das necessidades essenciais e que envolve um programa de inserção, que favorece a progressiva inclusão laboral, social e comunitária.

Este gabinete visa o acompanhamento de 360 famílias beneficiárias do RSI, residentes em S. Domingos de Rana. Além de procurarem conhecer as diferentes realidades em que estas famílias vivem, os técnicos, em conjunto com as próprias famílias, definem estratégias de mudança para que possa haver uma transformação na vida destas pessoas. As famílias são acompanhadas através de visitas domiciliárias, treino de procura de emprego, formação, procura de habitação, organização da vida quotidiana, entre outros.

A ABLA acredita na efetiva autonomização destas famílias. Desta forma, continua diariamente a sentir-se desafiada na preparação de novas estratégias de intervenção, de modo a ultrapassar as dificuldades e obstáculos que vão surgindo pelo caminho.

CONTACTOS PARA SABER MAIS

Telf: 214 549 000

E-mail: rsi1@abla.org

Reinserção Social

Nestes últimos anos, a ABLA deu uma oportunidade de estágio/trabalho a mais de 30 pessoas. Sabemos que é uma “gota no oceano” mas se todas as entidades oferecerem oportunidades assim, a taxa de exclusão social será certamente menor.

O facto é que a integração no mercado de trabalho é apenas o começo para a dignificação da pessoa. A ABLA tem recebido pessoas ex-toxicodependentes ou ex-reclusos. Muitos deles não tinham contacto com a família há muitos anos, tinham problemas graves de saúde e não tinham habitação condigna.

A nossa associação não se limita a abrir uma vaga, mas acompanha e incentiva os colaboradores inseridos a tomar todos estes passos em direção a uma vida plenamente ativa e inserida na sociedade, havendo então o interesse pelos seus contactos com a família, pela sua saúde e aparência e tenta-se gerar uma rede de sociabilidades que possa servir de âncora em tempos difíceis.

O Instituto de Emprego e Formação Profissional tem sido um parceiro a realçar neste projeto de inserção através dos Projetos Vida-Emprego (para ex-toxicodependentes e ex-reclusos), Contrato Emprego Inserção (para beneficiários do RSI – Rendimento Social de Inserção) e Estágios Profissionais e Qualificação-Emprego.

CONTACTOS PARA SABER MAIS

Telf: 214 549 000

E-mail: geral@abla.org

Gabinete de Apoio Social

O gabinete de apoio social caracteriza-se por ser um espaço de atendimento aberto à comunidade, com particular relevo para habitantes no concelho de Cascais, nomeadamente das freguesias de Carcavelos, Parede e S. Domingos de Rana.

Muitas são as pessoas que procuram esta resposta por motivo de desemprego, doença ou ausência de suporte familiar. Recebemos muitas solicitações de ajudas pecuniárias para pagamento de medicamentos, água, eletricidade, gás e rendas em atraso.

O atendimento é realizado todas as terças-feiras, mediante marcação prévia e a entrega de cabazes de alimentos é concretizada às quartas-feiras. Para além disso, duas vezes por ano, em parceria com a Segurança Social (PCAAC – Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados), é possível distribuir alimentos em maior quantidade a muitas famílias do Concelho de Cascais. Anualmente são feitos mais de 500 atendimentos e mais de 400 famílias recebem apoio alimentar. É também comum o pedido de apoio em vestuário, calçado, material escolar, eletrodomésticos ou mobiliários, que tentamos responder com a ajuda de doadores e entidades parceiras.

Mas mais do que prestar estes apoios materiais, a nossa missão também é levar as pessoas a acreditar num amanhã melhor e acreditar na sua própria capacidade de construir o futuro. De salientar o importante trabalho de parceria que é realizado com as várias instituições sociais do concelho de Cascais e da União das Freguesia de Carcavelos e Parede, para encaminhamento das pessoas que nos procuram, rentabilização das respostas sociais e potencialização dos recursos existentes com vista à formação, autonomização e aquisição de competências das famílias.

CONTACTOS PARA SABER MAIS

Telf: 214 549 000

E-mail: social@abla.org

Cantina Social

Este é mais um serviço a pensar nos dias difíceis em que estamos a viver e em que cada vez mais pessoas precisam de ajuda.

A Rede Europeia Anti Pobreza alerta: “A existência de 2 milhões de pessoas no nosso País, que vivem em situação de pobreza, traduz uma injustiça e constitui uma ofensa à dignidade pessoal e um desrespeito pelos direitos humanos, que só nos pode incitar ao mais profundo inconformismo. É este inconformismo a que pretendemos dar voz, procurando que o mesmo se transforme numa energia coletiva positiva, capaz de nos fazer caminhar no sentido da erradicação das causas produtoras e reprodutoras da pobreza e da exclusão social.”

Neste sentido a ABLA, aliou-se a uma iniciativa do Programa de Emergência Alimentar, que permite assegurar às famílias que mais necessitam o acesso a refeições diárias no sentido de garantir que todas as pessoas tenham uma refeição quente por dia.

Atualmente existem 70 pessoas a beneficiar de uma refeição quente, sete dias por semana. A refeição será para consumo no domicílio das mesmas, para desta forma acautelar alguma privacidade. Estas pessoas serão escolhidas por estarem numa situação de fragilidade, sendo que a sua seleção obedece a critérios, tais como idosos com baixos rendimentos, famílias expostas ao fenómeno do desemprego, pessoas com deficiência, entre outros.

CONTACTOS PARA SABER MAIS

Telf: 214 549 000

E-mail: cantina@abla.org

Apoio Social

Coordenadores

Dulce Glinka

Coordena o departamento de Apoio Social desde 1985 e, segundo ela, a ABLA tem sido a sua “escola de vida”. Todos os dias procura cultivar esperança na vida dos mais necessitados de forma prática e direta.


Maria Rodolpho

Formada em Psicologia, colabora na ABLA desde 2006. Esteve vários anos ligada ao extinto projeto da ABLA “Encontros com Resposta” onde acompanhou centenas de toxicodependentes e sem-abrigo do concelho de Cascais. Atualmente coordena uma das duas equipas que trabalham no Gabinete RSI em S. Domingos de Rana.


Miriam Mateus

Em 2009 integrou a equipa da ABLA e atualmente coordena uma das duas equipas que acompanham os utentes do Gabinete RSI. Formada em Psicologia, realiza também consultas através do Gabinete de Psicologia disponibilizado pela ABLA.


Galeria de Fotos