Notícias

Abril: Mês de Prevenção de Maus Tratos na Infância

Maio / Junho 2019 Por Marta Carreira

Abril é o mês de prevenção dos Maus tratos infantis. Mais uma vez a ABLA, enquanto entidade com competência em matéria de infância e juventude, envolveu-se nesta campanha com o objetivo de promover a sensibilização da comunidade educativa, famílias e crianças, para este tema tão importante. No dia 30 de Abril construímos um laço azul humano no polo da Parede e no polo de Carcavelos, tal como aconteceu no mesmo dia por todo o país. O tema foi também trabalhado em sala de aula, sobretudo no pré-escolar com atividades adequadas a esta faixa etária.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.