Notícias

Infância à Distância

Maio / Junho 2020 Por Marta Carreira

De modo a evitar saídas de casa destes pais, decidimos levá-las ao domicílio. De forma a rentabilizar recursos, redefinimos as rotas do Serviço de Apoio Domiciliário e são as auxiliares de ação direta que ao levarem as refeições aos séniores, levam também as refeições às crianças. Esta foi sem dúvida uma inovação que os pais muito apreciaram, até porque alguns deles teriam de sair de casa com os seus filhos pequenos para ir buscar a refeição à sede da ABLA.

Ao nível pedagógico, e para além do desconto de 60% nas comparticipações familiares, as educadoras mantêm o contacto diário com os seus alunos, promovendo atividades lúdico-pedagógicas, vídeo-chamadas para que vejam e falem com os seus amiguinhos e contando histórias à distância. As aulas de inglês continuam a ser asseguradas através de aulas gravadas pela teacher, bem como as de música do parceiro Nota a Nota que muito têm alegrado os nossos pequeninos e suas famílias. Não esquecemos a importância do exercício físico e por isso partilhamos semanalmente com as famílias um recurso elaborado por vários parceiros da ABLA, contendo um conjunto de atividades que inclui exercícios físicos e história para as crianças com valores fundamentais para a sua vida.

Em Abril, e por ser o mês de prevenção dos maus tratos infantis, e à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, associámo-nos às várias iniciativas desenvolvidas por todo o país. Assim, esta data foi trabalhada de perto com as famílias, explicando a história do laço azul, sendo um importante momento de prevenção dos maus tratos na infância, com a elaboração de trabalhos muito interessantes pelas crianças com as suas famílias.