Notícias

Conferência dos 35 Anos

Março / Abril 2019 Por Patrícia Almeida

Estamos de parabéns! A ABLA completou 35 anos de existência. Foi a 9 de Fevereiro de 1984 que o registo da ABLA como IPSS foi publicado e, desde então, temos assumido e cumprido o nosso desejo de servir a comunidade cada vez com mais serviços, qualidade e vontade.

E como não podíamos deixar passar a data sem uma comemoração memorável, organizámos uma conferência sob o tema “Intervenção social: Missão, Qualidade e Sustentabilidade”, que teve lugar no passado dia 28, na sede da ABLA, em Carcavelos

Os convidados foram muitos e todos com um papel importante no crescimento, desenvolvimento e expansão da nossa instituição. A abertura esteve a cargo dos nossos finalistas, que cantaram uma música feita especialmente para assinalar este aniversário, por colaboradores da instituição. De seguida, a Diretora da ABLA, Telma Fernandes Teixeira, fez uma retrospeção do seu trabalho nos últimos 35 anos, focando sempre o objetivo da instituição no serviço à comunidade, principalmente, a que tem menos recursos. A intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, - que considerou a nossa instituição como um exemplo de “bem-fazer” -, deu o mote para que se iniciasse uma série de testemunhos que tornaram este evento comemorativo muito especial.

O rol de participações abriu com um nome incontornável da ABLA: Carla Simões, coordenadora do Centro Infantil e Juvenil de Carcavelos desde a sua abertura e que, desde 2017, coordena o nosso Centro Infantil na Parede, partilhou histórias que traduzem o impacto positivo que a instituição tem trazido a várias gerações. Esta ideia foi sublinhada por um dos alunos da Universidade NOVA SBE presente na conferência em representação do grupo que elaborou um estudo que pretendia medir o impacto social que a ABLA tem na comunidade que a rodeia, enquanto escola. A conclusão foi que a confiança nos profissionais, a segurança e o acolhimento dado às crianças são as grandes razões pelas quais os pais continuam a apostar em nós.

Marta Carreira, socióloga e colaboradora da instituição, trouxe-nos testemunhos de antigos alunos que guardam boas memórias da escola e que confiam e recomendam o nosso projeto educativo.

Na segunda parte, abordámos os temas de Fundraising e Responsabilidade Social com as intervenções feitas pelo Relações Públicas e sócio-fundandor da ABLA, Winfried Glinka; Inês Mena, representante de um dos nossos maiores doadores, a cadeia de supermercados Lidl, e Maria Rita Byrne, coordenadora dos Prémios BPI “La Caixa”

Terminámos com as participações dos coordenadores alguns dos nossos serviços de apoio direto à comunidade: Miriam Mateus, do gabinete RSI (Rendimento Social de Inserção), Maria João Correia, do SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) e Pedro Mateus, do gabinete Dívida Zero, que procura ajudar os utentes a (re)organizarem-se financeiramente.

A ideia sublinhada no final desta grande comemoração – impressa no discurso feito pela representante da Segurança Social, Cecília Dionísio, - foi a de que a ação social é uma missão inacabada, havendo ainda muito a fazer e a melhorar, e que a cooperação entre organizações é a única maneira de chegar a mais pessoas com um impacto social significativo.